AMD lança a PRO W6800, já imaginou o poder dessa placa?
Bem, confesso que sempre que eu vejo uma placa voltada para o segmento profissional fico meio confuso, daí então vem o “PRO” da nossa querida PRO W6800 deste post.
Não que seja uma placxa exclusiva para aplicações porfissionais, mas sim, é destinada a este segmento. Portanto, o profissional poderá até se divertir com ela em alguns jogos, mas esta não é sua finalidade, mas sim aplicações como o AutoCAD.
Vamos então saber um pouco mais da AMD Radeon Pro W6800!
(fonte: AMD)
As novas GPU’s profissionais da AMD foram as Radeon Pro W6600, uma placa gráfica projetada para fluxos de trabalho de altíssimo desempenho, e Radeon Pro w6600M, uma GPU para alimentar estações de trabalho móveis profissionais.
Essas GPU’s Radeon Pro se baseiam na premiada arquitetura AMD RDNA 2 – a base para PCs, laptops e muitos dos consoles de jogos da próxima geração de hoje.
Já a o AMD Radeon Pro W6800, é a placa de vídeo AMD RDNA Workstation mais rápida lançada. Com isso, a Radeon PRO W6800, junto com muitos outros elementos, a placa de vídeo mais poderosa, voltadas para desktops e em muitas estações de trabalho.
A placa de vídeo Radeon Pro W6800 faz parte da próxima família Radeon W6000, que é baseada na arquitetura gráfica RDNA 2 e substitui as ofertas de estações de trabalho AMD Navi e Vega mais antigas.
A nova família de GPUs para estações de trabalho da AMD incluirá o W6800 e o W6600 para placas de desktop e o W 6600M para dispositivos móveis. Essas GPUs são construídas na arquitetura RDNA 2 de 7 “da AMD com ampla certificação de driver ISV para aplicativos científicos, técnicos, criativos e profissionais.
Com essas duas novas GPUs de estação de trabalho, a AMD está trazendo sua nova arquitetura gráfica, RDNA-2, para ambos os jogos mercado e o mercado de estações de trabalho profissionais com este lançamento e as GPU’s RX 6800 já vistas por aqui!
No coração da AMD Professional Graphics está um amplo processo de certificação e teste de aplicativo denominado Day Zero Certification Program (ISV). Esse processo de certificação ajuda a garantir que você possa aproveitar os benefícios mais recentes do driver AMD Radeon Pro Software Enterprise no dia em que o driver da GPU for lançado, bem como a certificação no dia em que for lançado.
A linha AMD Radeon Pro é certificada para as principais aplicações profissionais e continua a trabalhar em estreita colaboração com os principais fornecedores de software e aplicativos profissionais para garantir que nossas placas gráficas sejam construídas para ambientes exigentes 24 horas por dia, 7 dias por semana, testadas para atender a padrões excepcionais e fornecer estabilidade e confiabilidade exigido por profissionais da estação de trabalho.
Com o anúncio do primeiro lançamento, é silencioso o portfólio AMD Radeon Pro para estações de trabalho profissionais. Ainda há tempo para confiar em drivers certificados, ECC e RAM, mas tais padrões devem ser atendidos em um ambiente profissional.
A AMD vê isso como o desenvolvimento de novas ofertas gráficas para suportar cargas de trabalho de arquitetura e design exigentes, como projetos de mídia de resolução ultra-alta, design complexo e simulações de engenharia e aplicativos avançados de edição de imagem e vídeo.
Para atender a esses requisitos, as placas de vídeo profissionais desta série são projetadas para funcionar de maneira semelhante às séries Ryzen 5000 e 3000 da AMD. Outra informação foi revelada: a nova série de placas de vídeo da AMD é a mais poderosa que a AMD já lançou para estações de trabalho.
Dessa forma, a AMD agora está disponibilizando essas placas, mas dados os recentes lançamentos de GPU, é difícil saber exatamente o que isso significa em termos de ordem.
Com base em meus testes e benchmarks da empresa, eles são bastante impressionantes em comparação com outras ofertas de local de trabalho da AMD e Nvidia, pelo menos se você puder obtê-los para o MSRP. Recentemente, a AMD lançou uma GPU de estação de trabalho interna a um preço competitivo.
(fonte: AMD)
O Radeon Pro W6800 foi projetado para competir em confronto direto com o Radeon Pro da NVIDIA, quem sabe logo poderemos assistir essa briga!
Como jogador, se você se encontrar em uma situação incomum, as cartas da série Radeon 6000 não Pro podem ter um valor melhor para você do que agora.
Embora a próxima placa de vídeo Radeon Pro W6800 de 32 GB da AMD tenha mais memória, ela ainda terá melhor desempenho em resoluções mais altas do que a Radeon RX 6800 XT.
Em um cenário do mundo real, uma GPU Radeon que experimenta uma ligeira diminuição no desempenho inicial ainda pode fornecer um desempenho de aplicativo até 10x melhor do que uma GPU comparável.
(fonte: AMD)
Sendo a AMD Radeon Pro W6800 é a primeira GPU de estação de trabalho baseada na arquitetura RDNA 2 de 7nm a AMD declara o pico de taxa de transferência FP32 (precisão única) como 17,83 Teraflops de desempenho de computação. Além disso destacamos:
O uso com processadores AMD pode ser destacado diante do recurso de Smart Access Memory. Isso essencialmente dá à CPU melhor acesso à memória onboard da GPU.
Em outras palavras, o Radeon Pro w6800 da AMD foi projetado para lidar com o enorme domínio do conjunto de visualizações das placas Nvidia Quadro topo de linha, que podem custar entre PS5.000 e PS4.500 no caso do RTX 8000 (neste caso) para o RTX A6000.
(fonte: AMD)
Demorou muito, mas a AMD finalmente lançou a primeira GPU Pro da empresa com uma construção de ray tracing baseada em hardware. Um dos lugares onde a AMD mostrou força em comparação com a NVIDIA é com suas placas da série 5000 em uma mistura de cargas de trabalho.
Apenas com seu hardware pró-GPU, muitos aplicativos não podem se beneficiar dos aceleradores de radiação especiais, mas isso está mudando.
De acordo com benchmarks OpenCL, a placa de vídeo possui 30 unidades de processamento da arquitetura AMD DNA2 (GFX1030), ou seja, 60 unidades de processamento, o que significa que possui 3.840 processadores stream para muitos jogos Radeon RX 6800.
A AMD também melhorou o visor da placa com resolução localizada variável para suportar as taxas de quadros exigidas. Sendo a AMD Radeon Pro W6800 é um de um pequeno grupo de GPUs líderes que deveriam estar em sua lista com volumes de dados exigentes e memória EEC de 32 GB para aplicativos que usam raytracing de hardware.
Com preõ estimado em U$ 2.249 a Radeon Pro W6800 tem como competidora direta a Nvidia RTX A4000 de 16GB e A5000 de 24GB (por U$ 1.000 e U$ 2.250 respectivamente).
Fica evidente que a maior quantidade de memória é fator determinante neste segmento e tamvez os 32 GB da Radeon Pro 6800 faça a diferença, podendo ser superada apenas pela Nvidia RTX A6000 que custa o dobro (estimados acima dos U$ 5.000).
Porém, num segmento de alta performance e alto valor agregado, o usuário pode encontrar boas opções que o atendam, como a própria AMD Radeon Pro W6600 de 8 GB, que por volta dos US $ 649 já possa suprir as necessidades de usuários de CAD (como o AutoCAD) que trabalham com 3D em tempo real, Ray-tracing e realidade virtual.
E você? O que achou de mais este lançamento? Ficou interessado? Conheça mais desta GPU na página da AMD.
Confira nossa seleção de jogos grátis, ou se prefere economizar naquele super lançamento veja as promoções especiais nestas lojas – vale à pena garimpar!
E é claro, comente por aqui!
Comments are closed